sábado, 17 de outubro de 2009

O valor do futuro

"O dilema entre presente e futuro.
Como será o amanhã? O que é melhor: desfrutar o momento ou cuidar do futuro? De um lado, estão os nossos sonhos e valores. De outro, as nossas possibilidades e limites.
A vida nos obriga todos os dias a tomar decisões, e assim, adquirir nossos valores próprios.
Valores morais, éticos, profissionais, fazem do ser humano único e responsável por seu futuro.
Os mecanismos de troca no tempo são também de dois tipos: ou o benefício é antecipado no tempo e os custos chegam depois, ou os custos vêm antes dos benefícios.
A questão é saber o que desejamos e como dar consistência no tempo aos nossos desejos.
De um lado está a lógica: o que queremos precisa respeitar as regras do que é possível.
Mas do outro lado está o sonho. Porque o futuro também obedece à ousadia do nosso querer. Os apelos do presente e os apelos do futuro estão na nossa mente, e a todo o momento medindo forças. Ponderar, calcular, comparar e eleger um amanhã é para os humanos.
Todos nós temos um passado e todos temos um futuro a zelar.
O homem é refém do tempo.
E é justamente essa percepção do tempo que torna certas escolhas tão difíceis."
(Abertura do 19º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e 10º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo)

2 comentários:

clelia disse...

Temos que fazer do presente o nosso melhor futuro. Porque quando estivermos nele. Pensaremos no passado com orgulho. De vida bem vivida.

Anônimo disse...

e o poder poder de vencer poder de prejudicar as pessoas que nao concorda com a maneira com que eles os poderosos administra a cidadede cabreuva.mas nao fique triste cabreuva porque o unico poderoso e Deus .quando mais alo essas pessoas subirem .mas rapido e o tombo pense somente que Deus existe e e justo e que o resto e resto e Deus vai protejer os cabreuvano dos poderosos basta a uniao da populaçao .tenho certeza que os verdadeiro cabreuvano nao vai cair em outra............?