quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ESPAÇO ABERTO

Sobre a última sessão da Câmara
Em sua última sessão, a Câmara Municipal aprovou o projeto que institui feriado municipal o dia da padroeira da cidade. Não entro no mérito da questão. Sobre ela, apenas diria que, se vivemos em um Estado laico, ou não deveria haver feriados religiosos (Natal e Páscoa, inclusive) ou outras tradições religiosas deveriam ter o direito de tê-los também (o Estado é laico mas reconhece o direito à religião – qualquer que seja, contudo). O que chamou a atenção, no entanto, foi a mensagem que a população cabreuvana, ao menos a que mora no centro, transmitiu, sub-repticiamente (ou seja, de forma não-intencional, ou não-explícita): quando alguma questão é de seu interesse, ela comparece à sessão da Câmara. O que é motivo de lamento, e eis o que originou essas mal-traçadas, é que a população considere de seu interesse apenas a votação de um feriado religioso!

Tenho profundo respeito por todas as tradições religiosas, cristãs ou não. Portanto, não coloco em discussão a fé de quem quer que seja (não nesse espaço, pelo menos). Mas chamo a atenção para o aspecto revelado nesse comparecimento maciço da população à Sessão da última quarta-feira: parece que os demais projetos, que tratam de educação, casas populares, atendimento médico e, sobretudo, fiscalização dos atos do Poder Executivo, não são igualmente importantes!

O que mais se vê é o povo reclamando da qualidade dos seus políticos. Há momentos, contudo, em que parece fazer sentido o ditado, que eu, sinceramente, gostaria de acreditar que não fosse verdadeiro: cada povo tem o político que merece... Ora, cabreuvanos, se vocês comparecem à sessão apenas quando há algo de seu interesse, mas vocês consideram de seu interesse apenas a votação de um feriado religioso, em que momento poderemos acreditar em um acompanhamento realmente significativo da atuação dos políticos? Como podemos escolher melhores candidatos se nos lembramos deles apenas a cada quatro anos, e sequer sabemos como votam e quais suas argumentações para se posicionarem de tal ou qual modo? Imaginemos, ainda, se ao menos metade dos presentes à sessão participassem de algum movimento de fiscalização e discussão política, já existente em nossa cidade? A diferença seria grande...

É muito cômodo comparecer em apenas uma reunião, sabe-se se lá se uma ou duas vezes por ano, reclamar, vaiar, ofender (postura, aliás, lamentável de alguns), mas deixar que em todo o restante do tempo os vereadores trabalhem sem qualquer acompanhamento por parte da população. A mudança na política começa pela mudança nos eleitores. Não pensem que ela virá de cima.

Leandro Thomaz de Almeida
Coordenador Voto Consciente-Cabreúva

4 comentários:

Penélope disse...

Concordo com todas as palavras escritas em toda sua amplitude e, muito bem sabia que isto aconteceria, pois em missa de dias atrás todos os padres, diáconos,ministros e afins, instigaram a população para tal comparecimento.
Independente de religiões e porque não quero ferir suscetibilidades desnecessariamente, é uma pena as autoridades religiosas não saberem ou não quererem usar a força que possuem sobre os cidadãos.
Portanto continuo afastada da religiosidade e bem mais perto de Deus, porque somente Ele para salvar este mundo cada dia mais incoerente.

Anônimo disse...

TIREM SUAS PROPRIAS CONCLUSAO O VEREADOR O COLABORADOR .A IGREJA ESTAVA LA PODE VER DE PERTO A CORES E AO VIVO O VOTO CONTRARIO AO BEM DA POPULAÇAO EU APRENDI COM O PADRE MOUTINHO QUE TEMOS QUE SERVIR A DEUS E AO PROXIMO .MAS PARECE QUE O COLABORADOR PENSA DIFERENTE .TIREM SUAS PROPRIAS CONCLUSOES . TONINHA VILA TENENTE

raquel disse...

Renato, gostaria que vc pudesse publicar esta oração:

A ORAÇÃO QUE CAUSOU CONTROVÉRSIA....


Quando se pediu ao reverendo Joe Wright que fizesse a oração de abertura no Senado de Kansas, todos esperavam uma oração ordinária, mas isto foi o que todo escutaram:
"Senhor, viemos diante de Ti neste dia, para Te pedir perdão e para pedir a tua direcção.

Sabemos que a tua Palavra disse: 'Maldição àqueles que chamam "bem" ao que está "mal“, e é exactamente o que temos feito.

Temos perdido o equilíbrio espiritual e temos mudado os nossos valores.
Temos explorado o pobre e temos chamado a isso "sorte".

Temos recompensado a preguiça e chamámo-la de "Ajuda Social".

Temos matado os nossos filhos que ainda não nasceram e temo-lo chamado “a livre escolha".

Temos abatido os nossos condenados e
chamámo-lo de "justiça".


Temos sido negligentes ao disciplinar os nossos filhos e chamámo-lo “desenvolver a sua auto-estima”.

Temos abusado do poder e temos chamado a isso: "Política".

Temos cobiçado os bens do nosso vizinho e a isso temo-lo chamado "ter ambição".

Temos contaminado as ondas de rádio e televisão com muita grosseria e pornografia e temo-lo chamado "liberdade de expressão".
Temos ridicularizado os valores establecidos desde há muito tempo pelos nossos ancestrais e a isto temo-lo chamado de "obsoleto e passado".

Oh Deus!, olha no profundo dos nossos corações; purifíca-nos e livra-nos dos nossos pecados.

Amen.
A reacção foi imediata.
Um Parlamentar abandonou a sala durante a oração. Três outros criticaram a oração do Padre classificando a oração como “uma mensagem de intolerância”.
.
Durante as seis semanas seguintes, a Igreja 'Central Catholic Church‘ onde trabalha o sacerdote Wright recebeu mais de 5.000 chamadas telefónicas, das quais só 47 foram desfavoráveis.
Esta Igreja recebe agora petições do mundo inteiro, da Índia, África, Ásia, para que o pároco Wright ore por eles.

O comentarista Paul Harvey difundiu esta oração na sua emissão de rádio ' The Rest of the Story ', (O Resto da História), e recebeu um acolhimento muito mais favorável por esta emissão, que por qualquer outra.

Com a ajuda de Deus, gostaríamos que esta oração se derramasse sobre a nossa nação, e que nasça em nossos corações o desejo de chegar a ser uma ''Nação debaixo do olhar de Deus".



Se não temos o valor de nos mantermos firmes nas nossas convicções, então caíremos diante de qualquer outro argumento, ou inimigo. Sei que na Camara municipal de cabreúva e tantas outras casas de leis em todo nosso paiís se fala de Deus - mas quem é teu Deus?
um abraço - Raquel

Anônimo disse...

a frase "cada povo tem o político que merece..."é verdadeira, porque um povo que vota em representantes que nem residem no município, e ainda se dizem "interessados no bem do município", um povo que vende seu voto (que deveria ser consciente) em troco de churrascos e políticas de Fantasias (foi o que se viu na câmara Municipal neste dia),sem ter conhecimento do que realmente acontece no seu município e das necessidades. Merece realmente os políticos que tem... com Mensalões, Escandalos, Milhares de CPI, enfim... falar apenas não da resultado, conheça... faça... estude...independente de religião... isso da resultado e ensina a compreender o que realmente acontece em seu município e com seus "Representantes".

Católico Com voto Consciente.