quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Eu tenho um sonho..."

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor de sua pele”.
Foi dessa forma que Martin Luther King, líder do movimento pelos direitos sociais dos Estados Unidos, começou seu célebre e histórico discurso, em Washington, DC., aos 28 de agosto de 1963.
O discurso de posse de John F. Kennedy apresentava o preceito memorável: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”.
Barack Obama fez uma campanha à presidência dos Estados Unidos que trouxe a esperança de volta, no lugar do medo, da incerteza do amanhã. Obama ensinou que “sim, nós podemos”. Podemos resistir. Podemos acreditar que mudar é possível, devendo para isso começar essa mudança hoje, agora.
Da mesma forma que essas figuras históricas conseguiram a mudança de mentalidade do país berço da democracia, se crermos que podemos mudar a história de nossa cidade, isso será possível.
O que podemos fazer por nossa cidade? Podemos fazer muito. Fiscalizar os gastos públicos é um grande começo. Somente assim podemos saber se o dinheiro dos nossos impostos está sendo bem ou mal empregado.
Essa fiscalização deve ser feita pelos nove vereadores eleitos, independente de ser da situação ou da oposição. Tanto os vereadores quanto o prefeito, foram eleitos para trabalhar para todos da nossa cidade. Dessa forma, devemos cobrar do prefeito o bom uso do dinheiro público, e dos vereadores, empenho na fiscalização do uso do dinheiro público. O prefeito e os vereadores são pagos por nós, cidadãos, e têm o dever de trabalhar por todos.
Depois de muita reflexão e análise da forma como é feita a política no país que mostrou ao mundo como se faz a democracia, num comparativo com a forma que é feita a política na cidade de Cabreúva, chego a conclusões que me preocupam e me entristecem. Mas também me enchem de esperança.
E sempre é tempo de aprender. Sempre é tempo de sonhar.
Tomando o início da frase de Luther King, eu também tenho um sonho...
Sonho com o dia que nossos políticos não precisem comprar votos com churrascos e promessas de emprego na prefeitura. Sonho com o dia que nossos cidadãos não vendam seus votos. Sonho com um prefeito não seja investigado por caixa-dois em campanha eleitoral. Sonho com o dia que nossa cidade seja tratada com o respeito que ela merece. Sonho com uma cidade unida em torno do bem comum. Sonho com o dia que nossos vereadores trabalhem unidos por uma cidade melhor. Sonho com o dia que nossos políticos apresentem projetos. Sonho com o dia que possamos criticar nossos políticos sem sermos perseguidos ou ameaçados. Sonho que nossas crianças cresçam conhecendo a história de Cabreúva e dos homens e mulheres que ergueram essa cidade. Sonho que tenhamos orgulho de sermos cabreuvanos. Sonho com uma Cabreúva que valorize seus educadores. Sonho com o dia que ninguém tenha medo de reinvidicar o que é de direito. Sonho com uma cidade que trate bem nossas crianças, nossos adolescentes e nossos idosos e que não lhes falte médico e remédios. Sonho que nossos jovens tenham uma oportunidade de trabalho. Sonho que não falte trabalho para os recém-formados que tanto se sacrificam para ter uma profissão e poderem ajudar no desenvolvimento de nossa cidade. Sonho com uma Cabreúva que faça uma política despida de interesses pessoais. Sonho com o dia que possamos eleger um prefeito e vereadores que tenham o compromisso de fazer uma Cabreúva melhor para todos e não tenham medo de mudar. Sonho com o dia que teremos jornais que mostrem somente a verdade. Sonho com o dia que de fato tenhamos um jornal sério e compromissado com o leitor. Sonho com o dia que os boatos não se transformem em fatos nas bocas dos maledicentes de plantão. Sonho que a lei seja sempre cumprida. Sonho com o dia que as leis sejam respeitadas. Sonho que nossos vereadores fiscalizem a utilização do dinheiro público e não tenham medo de serem fiscalizados pelos cidadãos.
Eu tenho um sonho. O sonho de um dia não precisar mais sonhar.

Nenhum comentário: