quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um grande homem... Um grande exemplo.

Foi como voltar no tempo... Os grandes oradores, que já nasciam grandes, tomados em seus brios, faziam das palavras, uma aula de oratória. Olhavam para as galerias do plenário, estufavam o peito e as palavras saiam gigantes de sua boca. O povo, e o bem do povo eram a sua meta. Ao discursar, falavam como numa roda de amigos. Não existiam inimigos, apenas adversários. Não diziam palavra sobre a vida de ninguém, apenas dos atos públicos. Todos conheciam os grandes oradores. Todos sabiam que seus discursos eram enormes em significado, sabedoria e propriedade do que diziam. Quanta saudade...quanta saudade...
E na noite fria do começo de junho, nesta quarta feira 03/06, em que na Câmara Municipal de Cabreúva foi discutido e aprovado o projeto de Lei da vereadora Lurdes Santi, que denominou Creche Olga Malvezzi, a creche que está sendo construída no bairro do Novo Bonfim, o tempo se fez voltar.
O ex-vereador Mário Malvezzi, filho de Olga Malvezzi e do grande Guerino Malvezzi, usou a tribuna, mais uma vez.
Sua fala firme, pausada, numa linguagem própria dos grandes oradores, dos grandes tribunos, dos grandes vereadores, foi breve. Agradeceu a homenagem feita a sua mãe. Apenas isso... Mas disse tanto...
Ver Mário Malvezzi na tribuna da Câmara me remeteu a um tempo que nunca vivi, mas muito estudei, muito li, muito ouvi falar. Era o tempo que ser vereador era um ato de coragem, um ato de valentia, um ato de amor à cidade, de amor à Cabreúva.
Mário Malvezzi talvez não seja um homem de diploma, mas é um doutor da vida política. Um senhor distinto, que sempre primou pela ética. Um homem de bem, como se dizia. Seu pai, Guerino Malvezzi foi vereador por vários mandatos, numa época que nada recebia por isso, e chamava nossa cidade de “minha Cabreúva”. Foi também, um dos maiores oradores que já passaram pela nossa Casa de Leis.
Ao final da sessão desta noite, quando fui cumprimentá-lo, tive mais uma lição dos grandes homens: Mário Malvezzi agradeceu a presença de todos nós, que estávamos esperando-o, a homenagem à sua mãe. Disse, também, que seu pai, sim, era um grande orador, e pediu-nos desculpas por não ter falado bem, por estar nervoso.
Quanta lição foi dada nessa noite. Quanta saudade do tempo que existiam os grandes homens, que ainda por cima, tinham a modéstia de não se acharem melhores do que ninguém... Quanto exemplo a ser seguido, se ainda houvesse homens de bem... Homens da estirpe de Mário Malvezzi...

12 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez vc deu um show de palavras e mais uma vez senti um enorme orgulho de ser sua amiga e acima de tudo de ser neta de Mario Malvezzi!

Um Beijo - Vanessa Malvezzi

Jaqueline Rosa disse...

Renato... Sinceramente, acho que ainda veremos bons vereadores assumindo seus postos, como quem aceita o destino, não como quem arruma um emprego. Os vereadores ruins podem colar-se nas cadeiras, se quiserem, mas não impedirão os bons de tomarem os lugares que lhes são de direito. Beeijos, Jaqueline.

Anônimo disse...

Pelo visto não existe vereador bom em Cabreúva?
Nem o que o Renato Violardi assessora?

Penélope disse...

Que pena que as pessoas que fazem comentários depreciativos não se identifiquem...
Não entendem sua imparcialidade, porque só sabem agir de maneira parcial e tendenciosa...
Não entenderam que você está falando dos grandes oradores e não da edilidade superficial que existe hoje...
Dos homens que levam tudo pelo lado pessoal e acabam por contaminar a política.
Éh, Amigo!!!!
Ainterpretação textual não é uma coisa para todos...
Requer hábito, treino, técnica... e, muitos apenas leem suas páginas para ver "de quem você falará dessa vez", simplismente com essa pobre idéia de quem será a próxima vítima...
São poucos que entendem sua essência.
Grande abraço
Continue sempre... sou sua fã

Anônimo disse...

Cara amiga, falar em se indentificar...hahahaha.... cadê, seu nome no comentário acima? Você existe afinal?
Tudo é possível mesmo, inclusive você mostrar a cara! Não basta criticar!
NÃO SOU SUA FÃ!!!!!!!

Anônimo disse...

Algumas pessoas entram em nossas vidas e rapidamente se vão.

Algumas pessoas tornam-se amigas e ficam um tempo... deixando belos momentos em nossos corações... e nós nunca mais seremos os mesmos porque nos fizemos bons amigos!!

Ontem é história
Amanhã é mistério
Hoje é um presente, ter vc como amigo é um dos melhores presentes que já recebi, obrigadopor td, pela palavras que proferiu ao meu pai e a minha família. sua amiga clau

Anônimo disse...

QUE PENA QUE EXISTE PESSOAS TÃO MEDÍOCRES, INVEJOSAS, SEM CARÁTER, E O PIOR POBRE DE ESPÍRITO COMO ESSA(E) FULANA(O) QUE DIZ NÃO SABER QUEM É O TUDO É POSSÍVEL, PESSOA SE ATUALIZE QUANTO AO USO DO COMPUTADOR, POIS NESTE MESMO BLOG QUE VC ACESSOU TEM O ENDEREÇO E O NOME DO CRIADOR DO TD É POSSIVEL!!! COMO PESSOAS INTELIGENTES CAUSAM TANTA INVEJA EM VC, E VC É TÃO INFANTIL QUE ACHA QUE AS PESSOAS NÃO SABEM QUEM É VC, CRESÇA E ASSUMA OS SEUS SENTIMENTOS E IDÉIAS!!! CLAU

Anônimo disse...

RENATO, VC VE COMO FALAR DE PESSOAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NESSA CIDADE, INCOMODAM CERTAS PESSOAS?
SABE PQ? PQ SÃO PESSOAS QUE COM CERTEZA SOMENTE PASSARÃO POR ESSA VIDA, E MARCAS??? JAMAIS DEIXARÃO, NEM BOAS NEM MÁS, SERÃO PESSOAS QUE SOMENTE PASSARAM E NEM RASTROS NEM SOMBRAS DEIXARÃO, DE TAO INSIGNIFICANTES QUE SERÃO!!!
SABE QUE TENHO PENA DE PESSOAS ASSIM? MAS QUEM SABE UM DIA ACORDAM E CONSIGAM SER CAPAZES DE VER O BEM, FAZER O BEM E QUERER BEM, E ACIMA DE TD ACEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO MESMO QUE SUAS IDÉIAS E PENSAMENTOS NÃO SE COINCIDAM!!! CLAU

Anônimo disse...

OI RENATO

COMUNGO DAS MESMAS IDÉIAS QUE VOCÊ,PORÉM NÃO CONCORDO COM TODAS,LI SUAS MAIS E QUARENTA CRONICAS , ACHO LEGAL,DEVEMOS NOS POSICIONAR COBRAR O ATUAL ADMIISTRAÇÃO BATER FORTE NELA SE NECESSÁRIO, MAS DEVEMOS RESPEITAR A VONTADE POPULAR O PVO NÃO É TÃO BURRO ASSIM,DEVEMOS APRENDER SEMPRE COM OS ERROS, E TENTAR SER-MOS DIFERENTES.

Anônimo disse...

Bom, é com enorme prazer que venho aqui comentar, porque sinto um enorme orgulho se ser neta de Mário Malvezzi.
Um homem bom, honesto, digno e de carater! Lógico que sempre existe um para criticar, mas isso não abala nem um pouco a honra do meu avô!


Beijos - Julia Malvezzi.

Renato Violardi disse...

Agradeço os comentários e os comentaristas desta postagem, que foi uma singela homenagem a um grande homem público de nossa Cabreúva. Infelizmente encontramos pessoas que se escondem por traz de muros de vergonha, lamentação e covardia. Assís como o sr. Mário Malvezzi, sinto orgulho de Cabreúva e sabemos, sim, aceitar nossas derrotas e frustrações, da mesma forma que nos regozijamos com as alegrias e belezas de nossa terra. Obrigado!

Anônimo disse...

Depois de 3 anos estou eu aqui lendo de novo sobre meu avô, bisavô e bisavó, pessoas que fizeram de Cabreúva, uma cidade com certeza melhor por seus atos, pois o que fazemos hoje, reflete por anos e anos!


Sinto um orgulho enorme em poder entrar na Câmara Municipal Guerino Malvezzi, passar por ruas com esse nome e também hoje em dia pela creche Olga Clini Malvezzi.


É um orgulho ter esse sobrenome e levar nas veias o sangue de quem fez muito sem nada em troca!!!



Renato mais uma vez Parabéns pelo seu trabalho, em levar cultura a quem nao tem e informação a quem nao conhece!!!


Beijos - Julia Malvezzi