quinta-feira, 25 de junho de 2009

A transparência do Governo Cláudio Giannini

Se o Senado da República está sendo alvo de duras investigações, é porque dentro dessas investigações tem sido reveladas situações de desrespeito à Constituição, destruindo a crença na democracia e os alicerces de uma nação que quer atingir a civilização.
O que era suspeita, tem se revelado um escândalo de proporções descomunais, onde um poder da república, o poder legislativo, se coloca acima da própria lei, que esse poder deve criar.
Desta forma, a opinião pública tem respondido que já tem o seu veredicto: todo o legislativo é igual, e não adianta mudá-lo, porque aqueles que ocupam uma cadeira de senador, deputado federal e estadual, se não são corruptos, vão se deixar corromper. Essa é a voz das ruas, é a voz da população.
Passando à esfera municipal pergunto, como já havia perguntado anteriormente: “e os vereadores, pelo que se deixarão governar?”.
A população que frequenta a Câmara Municipal, cerca de 50 cidadãos que toda sessão estão presentes, para avaliar a atuação dos nossos vereadores, tem insistido que os representantes eleitos não fazem nada de novo, são todos iguais.
É sabido que a principal função do vereador é fiscalizar os gastos do executivo, ou seja, investigar se a prefeitura tem gasto o dinheiro dos nossos impostos de forma correta, eficiente e honesta.
Somente um vereador requereu à prefeitura, informações dos gastos na saúde, com a imprensa e na administração do município. Um único vereador, dentre nove vereadores.
E os outros oito vereadores? Pelo que estão se deixando governar?
Quando qualquer cidadão entra no site da prefeitura de Cabreúva (http://www.cabreuva.sp.gov.br/), para pesquisar quais os contratos que o governo municipal mantém, não obtém a informação. Quando qualquer cidadão pesquisar sobre licitações do ano de 2008, não obterá a informação.
Em seu discurso de posse, o prefeito Cláudio Giannini disse que a transparência seria a marca de sua administração.
Onde está a transparência, senhor prefeito?
Onde foi parar o dinheiro da diferença do FUNDEB, que deveria ser "rateado" entre os professores da rede municipal, e até hoje não explicado?
Quantos cidadãos cabreuvanos sabem dos inúmeros processos abertos pelo Tribunal de Contas do Estado, por irregularidades desta administração municipal? E quem sabe que o próprio prefeito Cláudio Giannini foi condenado por compras irregulares?
Quantos cidadãos cabreuvanos sabem quais as licitações que estão abertas pela prefeitura, quais as empresas que participam e quais os valores dos contratos firmados?
Quantos cidadãos cabreuvanos sabem sobre as licitações suspeitas, suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado?
Onde estão nossos vereadores eleitos, para recorrerem ao Ministério Público, e provocá-lo a exigir do Judiciário uma providência legal, amparada na própria Constituição, que todos prometeram respeitar, na sua posse?
Seriam essas licitações iguais aos atos secretos do Senado da República? A diferença talvez seja que lá, é o legislativo o investigado, e aqui em Cabreúva, as suspeitas recaem sobre o executivo.
Seria o Secretário da Administração e presidente da Comissão de Licitações, Jorge Spina, o nosso Agaciel Maia? Afinal, ambos são do PMDB, e ambos são os responsáveis legais pelos gastos e licitações.
Quando haverá, enfim, a tão prometida transparência, se é que haverá?
A resposta, senhores, é que não haverá. Essa é a dura e triste realidade.
Nossos vereadores, representantes eleitos pelo povo, se não todos, mas a esmagadora maioria - que deveriam lutar e exigir essa responsabilidade administrativa - estão mais preocupados em não se indispor com o executivo, ao invés de fiscalizá-lo, pois assim terão algumas indicações atendidas pela prefeitura, e dessa forma poderão mostrar que “trabalharam muito” e, na próxima eleição, pedir votos.
E assim, o povo, em sua simples e imensa sabedoria, continua a dizer: “são todos iguais”.

3 comentários:

Penélope disse...

Caro amigo, quando contratamos um funcionário temos por direito fiscalizar seus serviços prestados, bem, pelo menos é assim que funciona na maioria das empresas que fazem contratações.
Onde quero chegar?
Atribuo parte da culpa da má administração à administração pública municipal ( eleita por nós, portanto nossos "funcionários") e, uma outra parte à população ( conotativamente patrôes).
O que acontece?
Não estamos acompanhando o desenvolvimento dos serveços que contratamos de maneira adequada e estamos falindo nossa empresa chamada Cabreuva.
Vamos aprender a ser, se não os melhores, bons administradores das nossas taxas e impostos,participando mais e sabendo realmente se todos são iguais.
Abraço

Anônimo disse...

RENATO VC MEU AMIGO VC E UMA PESSOA Q FALA A VERDADE TENHO Q T DAR MEUS PARABENS E Q VC CONTINUE SEMPRE ASSIM SENDO UMA PESSOA INTEGRA ABRAÇOSSSS SEU AMIGO KAROÇO

Anônimo disse...

meu gd amigo RENATO sobre o comentario da minha amiga MALU o q eu entendi e q so troca o picadeiro e o s PALHAÇOS continua os mesmos ACOOOOORRRRRRRDDDDDAAAAAAAAAAAA ELEITORES porq hj so escuto choradeira o progresso so vai continuar em 2011 EX o filme ainda continua sendo o mesmissimo...;;eu acho q sera muito dificil mudar o caminho da dificuldade q e o caminho da cesta basica;conta d,gua conta de luz o voto d pessoas inocente EU VEJO CANDIDATOS EM CAMPANHAS CARREGANDO EM SEU CARRO......pobre pretos , brancos; doentes p............ cachorros,bebados; etcccccccccccc //um enorme abraço do amigo KAROÇO