quinta-feira, 16 de julho de 2009

Chega de assaltos! Socorro, polícia???

O empresário Manuel Barros cansou de ter seus postos de combustível assaltados e resolveu chamar a atenção da população para a falta de segurança do município. Até aí, está totalmente correto: a segurança simplesmente não existe!
Na região do bairro do Jacaré, que agrega os bairros do Vilarejo, Colina, Paraíso, Novo Bonfim e Bonfim, que são os mais populosos do município, a Polícia Militar não possui nenhuma base ou posto de comando. A Guarda Municipal está sucateada e sem comando, além da velha desculpa de que sua função é preservar o “próprio municipal” e não cuidar da segurança, como se a população não fosse o maior patrimônio do município e não merecesse ter preservada a sua segurança.
Além dos assaltos nos postos de combustível e no comércio, em geral, as residências são alvos fáceis. Recentemente a residência do Sr. Marcos Korolla sofreu um violento assalto, onde estavam sua esposa e seu filho. Um absurdo pela brutalidade dos criminosos no tranqüilo centro do município.
O protesto de Manuel Barros esconde por trás de sua revolta e preocupação, muito mais do que o problema da falta de policiamento no município. Esconde a falta de participação da população e das autoridades nos rumos da nossa Cabreúva.
Pode parecer simplista minha afirmação, mas essa visão surgiu de um fato comum que tenho observado ao longo desses últimos meses, na última reunião do CONSEG, na prévia regional da Conferência Nacional de Segurança Pública e no encontro com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comandante. Camilo: o total desinteresse do povo, dos empresários, dos políticos e do próprio Comandante da GM nas reuniões, onde o que é discutido tem como tema a segurança pública.
Essas reuniões são abertas à participação de todos, mas quase ninguém está presente. Ninguém quer ajudar a prevenir, mas todos cobram quando o caos se instala.
Em todos esses encontros, o vereador Oliveira esteve presente, bem como esse blogueiro. No encontro com o Comandante Camilo, esteve também presente o vereador Defendi e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cabreúva, Sr. José Carlos Felício, onde nós quatro pedimos melhorias e aumento de efetivo no policiamento da cidade.
Se Manuel Barros participasse das reuniões do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança Pública), se o vereador Arnaldo não se esquecesse da data da prévia regional da Conferência Nacional de Segurança Pública, se as autoridades do nosso executivo municipal estivessem presentes no encontro com o Comandante Geral da PM do estado, se tudo isso tivesse ocorrido, talvez não estivéssemos lamentando nesse blog, como é precário o sistema de segurança pública de Cabreúva.
Cobrar é necessário e é um direito de todos nós, porém participar é uma obrigação, para que qualquer cobrança tenha sentido.
Frases de efeito podem ser engraçadas ou criativas, mas nada resolvem.

Um comentário:

ANTONIO CARLOS disse...

MEU CARO AMIGO RENATO VIOLARDI,O QUE O POVO ESCUTA MUITO EM CAMPANHA ELEITORAL E, SEGURANÇA,SEGURANÇA E MAIS SEGURANÇA, DEPOIS DE ELEITOS 99,9.....,ELES DESAPARECEM ATE PARECE QUE ESTAO,CONFINADOS EM ALGUMA FAZENDA ELES 100 CAMERAS E O POVO AINDA CONTINUA 100 A SEGURANÇA,EU POUCAS VEZES FUI NA CAMARA MUNICIPAL,MAIS OQUE EU QUERIA MESMO E VER OS NOSSOS VEREADORES NA RUA PARA SABER DAS NECESSIDADE DO POVO CABREUVANO...HA NAO SE ESQUEÇA DA SEGURANÇA. PASSAR NO POSTO DE SAUDE TIPO AS 3.HS DA MANHA SE INFORME SE ESTA FALTANDO REMEDIOS, OU ALGUMA OUTRA COISA,DEPOIS NESSE MESMO HORARIO DE UMA VOLTA NOS BAIRROS AI VC ,VAI SABER SE ESTA PRECISANDO MESMO DE SEGURANÇA,HAAAAAAAAAAAA.....CUIDADO PARA NAO ABORDADO POR UM MARGINAL VIU.ISSO NAO E TODO DIA PODE SER UMA VEZ POR SEMANA FAZ UM RODIZIO ,AFINAL VOCES SAO EM 9 ISSO E UMA HORA DE TRABALHO HA CADA ,2 MESES E POUCO SE VAO CONSEGUIR EU NAO SEI ,MAIS TENTE.......HA SE EU PUDESSE FALAR.FICA AQUI UM ENORME ABRAÇO PRA VOCE MEU RENATO E QUE DEUS SEMPRE TE ILUMINE ..K