quinta-feira, 19 de março de 2009

Coragem e covardia.

Existe uma diferença muito grande entre covardia e coragem.
Covarde é aquele que se esconde por temer a verdade.
Corajoso é quem assume seus erros e não se envergonha disso.
Na semana que passou, mais precisamente na última sessão da Câmara Municipal, tivemos um exemplo muito claro dessa diferença.
O Vereador Marcelo Defendi assumiu publicamente que errou ao votar em um projeto do executivo municipal, sem antes analisá-lo detalhadamente, como deveria ter feito. Demonstrou, com esse gesto, que não tem medo de ser verdadeiro com a população e com seus eleitores. Isso foi uma atitude de coragem.
A presidenta da Câmara Municipal, Vereadora Maria Célia Donato Reynaldo, numa resposta ao Vereador Marcelo Defendi, repreendeu-o dizendo que qualquer vereador, quando não entender um projeto apresentado, pode pedir que a sessão seja suspensa, para maiores explicações. A vereadora escondeu-se, apequenou-se de sua responsabilidade como presidenta da Câmara Municipal de Cabreúva. Isso era exatamente a função da presidenta: suspender a sessão e pedir ao vereador Mirandinha para explicar detalhadamente o projeto apresentado pelo executivo municipal. Essa foi uma atitude covardia.
A Vereadora Maria Célia Donato Reynaldo, ao esquivar-se de sua responsabilidade de condução dos trabalhos na Câmara Municipal, não encaminhando o citado projeto para análise na comissão permanente de educação, eximiu-se também da responsabilidade para com a população.
A Vereadora Maria Célia foi eleita por um partido de oposição ao Prefeito Municipal, foi candidata à presidência da Câmara Municipal em desacordo com a determinação do Diretório Municipal do PDT e hoje serve aos interesses do Governo Cláudio Giannini, numa típica atitude de pura cooptação do executivo. Isso não é maturidade, nem experiência. É falta de ética e de fidelidade partidária.
Os jornais do município, ao invés de prestar um serviço de informação e respeitar seus leitores, recorrem ao anonimato, para covardemente denegrir a imagem do jovem vereador Marcelo Defendi e induzir a discórdia e desarmonia em seu grupo político.
A resposta a isso, tenho certeza, será dada por esse corajoso vereador, para calar definitivamente os covardes sem argumentos.

5 comentários:

Jaqueline Rosa disse...

Olá Renato! Realmente, eis uma característica tão necessária quanto rara. Conheço o Marcelo Defendi e posso confirmar seus comentários sobre sua honestidade e decência. É realmente um homem de princípios, e eu o sei. É bom qeu todos saibam, também. ótimo texto, ótima visão. Adoro seu blog, você sabe. Beijos, Jaqueline.

Unknown disse...

Oi Renato! Tudo bem?
Olha.. você está de parabéns por esse blog, assim poderemos nos expressar e nos rebelar contra essa política nojenta de Cabreúva. Estou com você, e sempre que puder estarei comentando por aqui.
Um beijo, Renata

Unknown disse...

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."Rui Barbosa

Frase enviada via e-mail por uma amiga honrada e honesta.Raquel

Unknown disse...

Parabéns Renato, não o conheço, mas o nosso BRASIL precisa de pessoas como você,com iniciativa, que realmente se entranhem nos assuntos políticos e que discutam a máquina pública como ela deve ser discutida, sem interesses (a não ser os interesses de todos os cidadãos). Parabéns acima de tudo por sua CORAGEM

Anônimo disse...

Olá Quero aqui registrar que apesar de tanta sujeira em nosso país, ainda existem políticos que fazem a diferença pela transparência e honestidade, estou me referindo ao Vereador MARCELO DEFENDI, que atua com inteligência e dignidade no município de Cabreúva. Parabéns!
MÁRCIO
8:29 AM