terça-feira, 31 de março de 2009

A audiência pública da saúde

Na tarde desta segunda-feira, 30 de março, na Câmara Municipal de Cabreúva, foi realizada mais uma audiência pública da saúde do município.
O objetivo da audiência, além de cumprir o que determina a Constituição Brasileira, era a aprovação das contas do trimestre passado, o que acabou acontecendo antecipadamente pelo Conselho Municipal da Saúde.
Nesse ponto, a aprovação ou não das contas pelo Conselho Municipal, reside um descumprimento da lei.
As contas devem ser analisadas após as audiências, onde os gastos devem ser discutidos pontualmente, e não antecipadamente, ficando claro o direcionamento dos Conselhos Municipais.
Outra questão importante: quem são os conselheiros? quando foi a última eleição e quando será a próxima? Ontem já foi declarada a intenção da prorrogação dos mandatos dos atuais conselheiros. Isso é uma atitude amparada na lei?
Na audiência pública de ontem (30/03), pela primeira vez desde que o Prefeito Cláudio Giannini assumiu, no ano de 2005, ou seja, desde o primeiro mandato, houve a presença da maioria dos vereadores: Samuel Oliveira, Lurdes Santi, Marcelo Defendi, Mirandinha e Célia Donato. Não participaram os vereadores José Gomes, Jorginho, Arnaldo e Henrique Martin. Uma pena, realmente, a ausência desses vereadores.
Merece elogios a atuação da Secretária de Saúde, Cecília Xavier, por seu esforço em fazer a saúde funcionar no município, mas sempre esbarrando na política, que não permite que nada funcione corretamente em nossa cidade.
Técnicamente perfeita a audiência, com explicações detalhadas dos coordenadores dos diversos programas existentes na secretaria, com perguntas, no geral, bem colocadas pelos vereadores. Notou-se um certo viés político em algumas questões, pasmem, formuladas pelos vereadores da base aliada do prefeito.
Mais uma vez, não houve participação popular. Isso deveria preocupar as autoridades, e não os fazer respirar aliviados.
Um grande número de funcionários das Secretaria de Saúde estavam presentes, certamente por imposição da Chefia de Gabinete da Prefeitura. De outra forma, o que estariam fazendo esses funcionários em horário de trabalho, fora dos seus setores?
A audiência mostrou claramente aos vereadores, principalmente aos da oposição, o quanto devem se inteirar dos problemas do município e a busca de soluções a esses problemas.
A população também deve fazer a parte que lhe cabe, exercendo seu poder de cidadão. Só assim, quem sabe, as maravilhas dos números, das técnicas, mostrando uma cidade quase sem problemas no setor da saúde, com um funcionamento quase perfeito, se torne real.
A realidade de hoje não condiz com o que nos foi apresentado. Faltam médicos, remédios, atendimento de qualidade. Sobra arrogância, prepotência, mentiras, jogos políticos de poder, manobras financeiras e uma secretaria que detêm a maior fatia do orçamento do município.
Até quando os cidadãos serão enganados? Até quando ficaremos na fila para saber?

3 comentários:

Unknown disse...

realmente a populaçao deveria participar sim das audiencia publica mas nem todos podem ir devido ao trabalho cada um tem seus compromisso mas quero deixar bem claro que nos da populaçao elegemos nossos representante ai na camara porem os vereadores ganham e por sinal muito bem para representar a populaçao se eles nao o fazer o papel dele nao se preocupe daqui quatro anos eles vem nos procurar um a um ai daremos com muito prazer e orgulho de cidada de cabreuva nosso nao para que aquele que nao representou nos nao se eleja jamais e pode ter certeza a populaçao esta aprendendo ex. tai conselho tutelar com novos representante . a populaçao parece que nao mas esta na alerta

Penélope disse...

Caro Renato,
Lhe pergunto:
Quais os Conselhos que não são direcinados nesse município...!?
A era do Coronelismo perde, para a administração autoritária que se instalou nessa cidade...
Fala-se em transparência, mas transparência passa longe de um certo prédio existente no centro da cidade ao qual damos a denominação de prefeitura municipal.
Apesar de não haver absolutamente nada para analisar, ainda estou fazendo as minhas análises e conjecturas a respeitodos das nobres autoridades eleitas e reeleitas na eleição passada.
Não sei quem está mais perdido...
Enquanto isso,no palácio da Liga da Justiça as conspirações e negociatas correm às soltas...

Jaqueline Rosa disse...

Renato, Renato... Não sabe que saber é poder? Que é muitíssimo mais fácil, muito mais cômodo, controlar, enganar e tirar vantagem de pessoas ingnorantes?! Infelizmente, é assim. Mas há uma forma simples, e vantajosa, de driblas essa situação: o conhecimento. Conhecer e se envolver com os assuntos que nos dizem respeito. Beeijos, ótimo texto. Até mais.