sábado, 19 de março de 2011

SinergiaK

"Sinergia é definida como o trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função. Ou seja, é o ato simultâneo de diversos organismos para o mesmo fim.
Agem com sinergia, amigos que resolvem montar um negócio ou um projeto em conjunto, onde a confiança é motivada pela mútua iniciativa e a comprovação de competências para realização de atividades de interesse comum. A colaboração acontece com a ética no exercício destas competências para a obtenção de resultados mutuamente vantajosos."

Esses são os conceitos teóricos de sinergia, que de uma maneira prática e competente, tem se tornado real e muito próximo de nós.
A quantidade surpreendente de blogs e sites que tratam (ou maltratam) a política e os políticos, faz com que as pessoas sejam seletivas na procura de notícias e opiniões confiáveis.
Também sou seletivo nessas questões, para formar as minhas próprias opiniões.
O que tem me surpreendido, é um projeto da Agência Experimental de Comunicação e Artes (AECA) da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) do CEUNSP, produzido por alunos do curso de Jornalismo, cuja editora é a competente e talentosa cabreuvana, Jaqueline Defendi Rosa.
Trata-se do blog SinergiaK (http://www.sinergiak.blogspot.com/), que procura mostrar a política numa linguagem acessível a todos e, principalmente ao meio acadêmico e que vale ser visitado.
Esse experimento tem sido bem sucedido, pois colocou sob a responsabilidade de jovens universitários, a seleção, editoração e publicação de textos políticos, em nível nacional, na internet, com o objetivo de despertar o interesse do internauta pela política, tornando-a mais acessível e formando as bases de um pensamento crítico, justamente àqueles que demonstam não ter qualquer interesse pelo assunto.
O grande trunfo deste projeto universitário, é que ele está sob responsabilidade de jovens engajados e conhecedores da linguagem que domina o mundo cibernético. A grande surpresa, é a de que os jovens se interessam, e muito, por política. O mistério, até agora, foi a forma de levar aos universitários, o conhecimento político, sem uma roupagem ideológica. Como disse Arnold Toynbee, historiador inglês: “O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam”. Essa frase, é a legenda do SinergiaK
Ao que parece, mistério, finalmente desvendado.

Nenhum comentário: