sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um pacto por Cabreúva

A cidade não pode parar.
Não é mais possível adiar as soluções para que Cabreúva trilhe o caminho do crescimento de modo sustentável.
Os desentendimentos políticos não podem, de modo algum, impedir que nossa cidade fique parada no tempo, enquanto cidades menores e menos estruturadas avançam a passos largos, rumo ao futuro.
Oposição política deve existir. É saudável para o convívio democrático. Mas a oposição deve ser apenas isso: Política.
Ninguém, em sã consciência, faz oposição ao crescimento ou oposição ao desenvolvimento.
Necessária é a responsabilidade para que isso ocorra, sem sustos, sem sobressaltos. Pensando nessa responsabilidade, vem a idéia de um Pacto por Cabreúva.
Oposição e situação devem manter um diálogo, em que o assunto principal deve ser a Cabreúva que todos queremos.
Uma cidade que trilhe uma vocação econômica, que ainda não sabemos qual é, mas que pode se mostrar com idéias de ambos os lados políticos.
Precisamos deixar de lado as intrigas pessoais, as perseguições, os ódios que vem se mostrando nas pessoas que hoje usam o poder político ou que estão detentores do poder.
Lanço aqui, uma proposta de diálogo, sério, sem interesses pessoais, sem estar visando votos futuros de qualquer lado, mas com o objetivo comum de darmos estrutura para o desenvolvimento de Cabreúva.
Um diálogo franco e completo entre o Executivo e o Legislativo, sem mágoas pessoais ou partidárias, criando as condições necessárias a uma ampliação e aceleração do progresso social e econômico de nossa Cabreúva.
O entendimento das forças políticas, seja situação ou oposição ao atual governo municipal, deve passar necessariamente, pelo respeito mútuo entre os agentes políticos.
Mas não podemos nos esquecer da devida valorização e respeito que deve haver aos funcionários públicos que se dedicam, que se esforçam por nossa cidade. É o funcionalismo público municipal que mantém a máquina pública, o funcionamento das secretarias e departamentos, tendo em seus quadros, técnicos capacitados, que podem dar o respaldo a projetos de crescimento e desenvolvimento, sem cunho político. Um belo exemplo que a classe política devia seguir.
O Pacto por Cabreúva é simples: um projeto de conciliação, de entendimento, de diálogo franco e aberto. Juntar as forças do que a atual oposição tem de melhor, com o melhor da situação, e assim, achar um denominador comum para beneficiarmos a cidade e não nos beneficiarmos dela.
Não podemos transformar o dia a dia da cidade numa permanente campanha política.
A cidade nunca ganha com isso, só os políticos, ou pior: os politiqueiros!
Chegou o momento de nossos políticos mostrarem a sua grandeza, seu desprendimento, sua real vontade de ajudar a construir o futuro de nossa cidade.
A população não pode mais esperar. Chegou a hora de sermos maduros, sensatos e despidos de interesses pessoais.
Quem sabe assim, nossos votos não tenham sido em vão. Quem sabe, desta forma, saibamos o verdadeiro valor do nosso voto. 
Valor que até hoje não nos foi dada a chance de conhecer.

2 comentários:

Jaqueline Rosa disse...

Um sonho que eu adoraria vivenciar!
Texto perfeito, Renato! Parabéns! Não conseguiria colocar em palavras mais corretas. Essa disputa me cansa e decepciona. Não é jogo de futebol, no qual um ganha e outro perde. Política boa é aquela onde tds trabalham e tds ganham. Adoraria que isso se tornasse realidade. Beeijos querido, até mais. {o blog da associação está em fase de desenvolvimento; o email é amvaleverde@gmail.com - vou divulgar com ctz! no meu blog, orkut e TWITTER hahahhaha}

Anônimo disse...

Caro Renato, ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas quero ter esse prazer.
Seu texto, conclamando a classe política de Cabreúva a um pacto pelo bem da cidade, é simplesmente fabuloso.
Acredito que um pensamento desse tipo só possa estar presente em pessoas comprometidas por uma causa muito superior às causas pessoais.
Só posso dizer, caro Renato, que seus pensamentos são dignos de grandes políticos, que nossa cidade e nosso país já tiveram, mas ultimamente está tão carente.
Tenha a certeza que muitos cidadãos cabreuvanos aprovam, tanto seu blog, quanto você.
Sinto orgulho em poder dizer a tantos amigos, que Cabreúva está vendo o nascimento de um grande político, pois só os grandes deixam seu interesse pessoal, pelo interesse de uma coletividade.
Um grande abraço.
R.F.N.