sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ilusão e Esperança

Escutei por aí, de um grande político, uma linda definição do que ele considera a política: dar esperança!
Dar esperança de conhecer, através da educação. Dar esperança de viver, trazendo recursos à saúde. Dar esperança de continuidade, formando bons políticos. Assim, transferindo para nossa realidade cabreuvana, fiquei preocupado e triste.
Qual de nossos políticos pode, verdadeiramente, dar esperança a qualquer de nossos cidadãos?
Não quero ser cético nem profeta de um apocalipse, mas a dura realidade que temos que enfrentar em nossa Cabreúva, é a de que hoje, nossos cidadãos tem os políticos que merecem!
Essa forma vergonhosa de comportamento de alguns vereadores na Câmara Municipal é reflexo incondicional dos eleitores desses mesmos políticos, desses mesmos vereadores.
E assim a nossa sociedade paga o preço da falta de conhecimento do que um vereador pode fazer. E o vereador eleito, por sua vez, não sabe o que fazer em seu mandato.
São os votos trocados por promessas que nunca serão cumpridas. São os votos comprados por pessoas que se iludem por um emprego certo, por uma cesta básica.
Essas pessoas não dão esperança. São vendedores de ilusão. Por esse motivo, estão longe de ser políticos.
Da mesma forma que existem esses enganadores e os que se deixam enganar, existe um segmento que se diz organizado. A tal sociedade civil organizada.
Nunca, nesses anos todos que acompanho o trabalho legislativo, vi a manifestação, favorável ou contrária da dita sociedade civil organizada.
Onde estão os representantes das indústrias instaladas no município, que nunca foram levar um projeto para a apreciação dos vereadores?
Onde estão os representantes do comércio? 
Onde está a Associação dos Advogados, que na noite da primeira sessão ordinária de 2010, veriam as explanações ridículas de alguns legisladores sobre a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, ou mesmo um nobre edil dizer que uma cidade deve esperar o final de ano para ver se deu lucro ou não, e aí sim fazer investimentos?
Onde estão os setenta e tantos ex-candidatos à uma vaga na Câmara de Vereadores?
Onde estão os representantes dos Conselhos Municipais? Onde está a população?
Cobramos muito dos nossos representantes legislativos nos bares, padarias, cabelereiros, nos churrascos de final de semana, porém não participamos das sessões na Câmara Municipal. Não falamos cara a cara com os vereadores. Não dizemos se sua atuação está boa ou ruim. Não fazemos valer nossa cidadania.
Não existe um grande culpado pela ineficiência de nossa história política. Cada um de nós, população, temos uma parcela, nem maior, nem menor, de culpa. O que muda é a seriedade e empenho de uns e de outros, é a forma de entender política de uns e de outros.
Enquanto a sociedade como um todo, não se organizar. Enquanto o Poder Executivo não deixar de aparelhar os Conselhos Municipais e as poucas Associações existentes em Cabreúva, nossa cidade não saberá o que é política. E assim, Cabreúva não saberá o que é esperança.
Viverá a ilusão que a própria cidade criou.

4 comentários:

Penélope disse...

Amigo de fé, meu irmão camarada... assim diz Roberto Carlos em sua Canção e, palavra de rei é palavra de rei, você bem conhece o mecanismo que consiste em pegar uma mentira e transformá-la em verdade.
A mentira existe mas de tanto voc ê dizer que é verdade ela acaba por se transformar em algo verdadeiro.
É o que está a acontecer com Cabreuva e ninguém toma partido.
Nobres edis que defendem projetos nos quais não acreditam, isto quando não apresentam projetos descabíveis ou absolutamente inconstitucionais.
Não conseguem defender aquilo que pelo menos eles deveriam acreditar e assim, por aí afora.
Eu pergunto, onde vou parar? Porque o POVO não está nem aí! Se estivesse seria ativo e presente.
Pararia de somente criticar e colocaria sua voz a ser ouvida.
Acredito que toda moeda tem dois lados. Aqui na nossa cidade, se há políticos corruptos é porque o povo muito ajuda para que eles o sejam assim.
O resto discutimos pessoalmente.

Abraço

ANTONIO CARLOS disse...

MEU AMIGO RENATO EU ESTIVE NA CAMARA MUNICIPAL MO ULTIMO DIA 03/02/2010 E EU FIQUEI MUITO TRISTE E INDIGNADO POR PARTE DE A L G U N S DE NOSSOS VEREADORES QUE ESTAO MAIS PREOCUPADO COM GASTOS DA PREFEITURA DO QUE A SAUDE DO NOSSO POVO CABREUVANO EU SETI UMA TRISTEZA DANADA MEU AMIGO E ATE COMENTEI Q EU NAO VOLTARIA MAIS PARA ASSISTIR SESSOES MAIS EU VOU SIM QUERO VER TUDO TUDO BEM DE PERTO FICA AQUI UM ENORME ABRAÇO PRA VOCE MEU AMIGO do seu amigo KAROÇO

Leandro disse...

Vi meu nome nos comentários aos post anterior. Obrigado pela lembrança. Quanto ao texto deste post, posso dizer que aposto na esperança. Mas tenho que fazer um esforço...

Jaqueline Rosa disse...

Renato, belo post! Concordo com cada sílada, tônica ou não, e cada vírgula e hífem e acento e verdade.
Vendo a situação pelo lado positivo, que ainda é o que eu faço de melhor: admitimos.
Admitir a falha, enxergá-la, é o primeiro passo para mudar, para evoluir.
Nós somos poucos, mas admitimos a falha de todos - nossa, também, embora mais minha do que sua - e, agora, é traçar estratégias de evolução.
Temos alguns cidadãos que se interessam, sim, pela cidade; temos o Voto Consciente (do qual passarei a participar esse ano, de Deus quiser!) e você é um exemplo de consciencia política, Renato!
Seu trabalho não é fácil, mas recrute pessoas. Faça da sua visão a visão de outro, e outro, e outro. Forme uma legião. Recrute parceiros na sua luta pela verdade. Se quer uma sugestão dessa adolescente otimista, divulgue suas propostas, e - com seus aliados - aumente o número de pessoas que leem seu blog, e que escrevem nele, grite aos quatro ventos tudo o que você quer dizer, entende... questão de falar com as pessoas certas...? Cautela, claro. Mas sozinho você não vai conseguir ir tão longe. Sei que você tem amigos, como a Malu, que estão do seu lado. Mas que tal fazermos uma revolução?
Um beijo enorme, da futura jornalista de Cabreúva, Jaqueline Rosa.