segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Com quem anda nossa oposição?

Diante da fragilidade calculada da oposição ao Governo Cláudio Giannini, tendo em vista as votações na Câmara Municipal, fica aqui uma pergunta: com quem anda nossa oposição?
Impossível não pensar num grande acordo político tendo como personagens nossos vereadores e, o que é pior: nossos prováveis futuros vereadores - sabendo-se que estão prestes a assumir, ainda neste mandato, já demonstram um grande apetite a acordos, de todos os tipos.
As votações tem dois personagens centrais: a política e a legalidade. Somente o vereador Oliveira tem optado pela legalidade, deixando de lado seus prováveis votos, em 2.012, mas pensando unicamente num caminho viável para a Cabreúva do futuro.
Isso pode, num primeiro momento, parecer um suicídio eleitoral, sabendo-se que o vereador Oliveira não apoiará, até o presente momento, nenhum candidado à deputado estadual ou federal. nas próximas eleições. Diante disso, seus colegas de oposição não querem, pelo menos agora, ter uma ligação direta com esse vereador. Mas esse quadro mudará em breve, quando o caminho escolhido, o da legalidade, começar a lhe render dividendos políticos, num caminho sem volta.
Foi assim na última sessão da Câmara, quando polemizou quanto a não entrega aos vereadores, do parecer jurídico da Câmara Municipal, ao projeto de lei da prefeitura.
Segundo sua análise, de seu corpo jurídico próprio e o parecer de alguns juristas que foram consultados, o projeto da prefeitura apresentava muitas irregularidades, inclusive constitucionais.
Foi duramente repreendido pelos seus colegas vereadores, quando expôs seus motivos para o único voto contrário ao projeto. Um voto técnico contra sete votos políticos, uma vez que a presidenta Célia Donato não vota.
Talvez a visão política da oposição fique apenas centrada na política, e não no que é correto, tanto legal, quanto moral e eticamente.
Assim, fica a pergunta: a oposição realmente existe?
Queremos acreditar que sim, mas diante da forma de fazer política de nossos políticos, fica cada vez mais evidente que tudo não passou de mais uma promessa. E promessas, todos sabemos, nunca são cumprida.

6 comentários:

Malu disse...

Renato,
Sem comentários.
Irei deglutir melhor para fazer colocações coerentes.

Anônimo disse...

Não sei se teve acordo com os vereadores, mais que é esquisito, isso é. Não consigo enxergar nada de bom nessa camara só sei que voce deve continuar mostrando essas coisas que o povo não sabe que existe. Continua assim Renato!!!

Anônimo disse...

VOU TRADUZIR A SUA OPINIÃO EM POUCAS PALAVRAS!!!
UM RENATÃO INCOMODA MUITA GENTE... DOIS RENATÕES INCOMODARIA MUITO MAIS...., A SE CABREÚVA TIVESSE MAIS PESSOAS COMO VOCE, COM CORAGEM E MUITO MAIS COM VISÃO DO QUE É REALMENTE POLÍTICA, MAS PENA Q MTS EDIS SÓ ESTÃO PENSANDO EM SER "BONZINHOS" PERANTE A POPULAÇÃO, GARANTINDO ASSIM OS SEUS VOTOS PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO, E NÃO PENSANDO NO BEM ESTAR DO MUNÍCIPIO, E MUITO MENOS AGINDO DE ACORDO COM AS LEIS, QUE REALMENTE É A FUNÇÃO DELES, CONTINUE ASSIM FALANDO A VERDADE, E FALANDO POR NÓS CIDADÃOS CABREUVANOS QUE MUITAS VEZES DESCONHECEMOS ALGUNS FATOS POLÍTICOS E Q ATRAVÉS D SEU BLOG PODEMOS NOS ATUALIZAR E SABERMOS REALMENTE COMO ANDA NOSSA POLÍTICA!!! CLAU

Anônimo disse...

Mary questiona!!
Pra dizer a verdade a única coisa que vi o nobre vereador ser contrario foi ao aumento de salário das conselheiras, não entendi porque visto q os próprios vereadores votaram a favor do aumento dos seus próprios ´salários. São pessoas q trabalham e nada mais justo q um aumento. Outra coisa que existe oposição isso existe visto que alguns lutam pelos interesses do prefeito e outros pelo interesse dos munícipes. Estamos de olho!!!!!!

Neli disse...

Concordo que haviam irregularidades, sim... Entretanto a oposição deve ser ao governo naum à população, pois o referido projeto de lei atingia grande parte dos funcionários da prefeitura, inclusive as professoras e diretamente a mim, mãe de um menor de idade que tem o dia descontado se levar meu filho ao médico... ou seja, filho de funcionária naum pode adoecer... no caso das professoras, a perda salarial é de 10%, já que se configura por falta injustificada, pois atestado de acompanhamento de filho menor não é aceito... Na lei em questão haviam alterações que mudaria um pouco esse quadro, por tratar justamente das faltas... Não concordo com o atual governo em muitos aspectos... mas cabe aos vereadores, sem excessão, fazer uma oposição que cerce de todos os lados para que haja transparência. Transparência dos dois lados... A oposição tem que ser Oposição Inteligente... Questionadora, Fiscalizadora...

Renato Violardi disse...

Caros leitores e comentaristas. A oposição existe, sim. É fato. Só não sabemos a que vieram. O projeto apresentado pela prefeitura e aprovado pela Câmara apresenta diversas irregularidades, que só visam o benefício de menos de 10% dos funcionários públicos, especificamente, e não à população, de um modo geral. Temos que pensar no coletivo e não no individual. Quanto a estar de olho nos vereadores, devo lembrá-los que somente cerca de 15 pessoas freqüentam as sessões na Câmara Municipal de Cabreúva. Nem mesmo os assessores dos vereadores estão presentes nas sessões. Portanto, ao repassarmos à população o que acontece em cada sessão, temos que ter a responsabilidade de passar a verdade e não nos deixarmos cair no lugar comum dos boatos. Espero que todos estejamos de olho!!!