quarta-feira, 13 de maio de 2009

Brincando com os sonhos

No período eleitoral, entre agosto e outubro de 2008, os cabos eleitorais do então candidato Cláudio Giannini (PMDB), prometiam aos eleitores, casas populares. Dentre os cabos eleitorais estavam os candidatos a vereador Mirandinha (PMDB) e Marcos Korolla (PMDB). O carro-chefe e cartão de apresentação daquelas candidaturas era o asfalto, que chegou em ano eleitoral. Podia ter sido feito antes, mas foi executado no ano da eleição, transformando Cabreúva num grande canteiro de obras.
Mirandinha foi eleito vereador, assim como Marcos Korolla, que se licenciou da Câmara e assumiu a chefia de gabinete do prefeito.
Dessa forma, o PMDB ocupou postos importantes na administração do município e dessa forma, tudo o que o Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) denunciou sobre o seu partido, se profetizou e se confirmou.
É notório o gosto do PMDB por obras em anos eleitorais, particularmente em anos de eleições municipais.
Os postos mais importantes nas administrações municipais são ocupados por pessoas-chaves, tanto na área de licitações quanto na área política, notadamente na chefia de gabinete das prefeituras. Isso dá uma margem enorme de manobra para fins de financiamento eleitoral, com contatos importantes com empresas que vendem ao município ou tem negócios nas cidades. Isso transforma as prefeituras em verdadeiros balcões de negócios, em que são misturados interesses privados e dinheiro público. Esse é o caminho sórdido da corrupção.
Ao anunciar Marcos Korolla como seu candidato a prefeito em 2012, Cláudio Giannini deixou de lado seus acordos com os partidos que se alinharam ao PMDB em 2008. Mostrou que não mudou seu estilo de fazer política, desrespeitando qualquer acordo de lançar seu vice atual, José Mauro (PTB), à sua sucessão.
As casas populares, sonho de dignidade de muitos trabalhadores cabreuvanos, ficarão relegadas ao ano de 2012, quando aí sim, ano eleitoral, serão construídas. É esse o seu presente a Marcos Korolla, e será seu único ato de campanha.
Brincar com os sonhos de muitos cabreuvanos, é bem típico daqueles que confundem a assistência ao social com o assistencialismo.
Uma casa, para aqueles que usam o dinheiro público como sendo seu, pode representar pouco, ainda mais sendo uma casa popular. Mas para aqueles que sonham com um teto que possam chamar de seu, para aqueles que o pouco que ganham, deixam com o pagamento de aluguel, para aqueles que nada tem, é um sonho. Um sonho que é usado como um brinquedo político e eleitoral, uma troca, um favorecimento.
Brincar com esse sonho já está premeditado. Só falta esperar as eleições de 2012.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Política é algo notoriamente difícil para muitos interpretarem, principalmente para as pessoas menos esclarecidas, menos cultas, ou até para pessoas graduadas mas que pouco se importam com oque acontece em nosso país, em nosso estado e tão pouco em nosso município. As pessoas esbravejam, blasfemam, contra os políticos, mas oque essas pessoas fazem para que algo mude? Será que ao menos falalm algo para as pessoas certas? Por isso minha admiração por vc Renato e pelo seu Blog, porque vc é um conhecedor da política, da nossa cidade, e muito mais esclarecedor da verdade, independentemente de partido político vc torna público aquilo que realmente acontece na política, quais são os interesses e quem são os beneficiários desses interesses políticos! Parabéns, continue falando somente a verdade, pois vc é uma pessoa verdadeira. Minha sincera admiração!

Renato Violardi disse...

Agradeço, um pouquinho atrasado, suas palavras de apoio e incentivo. Procuro ser o mais imparcial possível, para que a verdade sempre triunfe. Não a minha verdade, mas aquela que realmente é verdadeira. Obrigado!