sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

UCAPROF

Uma rápida pergunta: Por que a UCAPROF não recebe subvenção da Prefeitura?
Uma entidade séria, que com pessoas de boa-vontade, ajudam a Prefeitura de Cabreúva a cumprir o papel que é de responsabilidade do poder público, deveria ser ajudada.
Além das atividades de castração de cães e gatos, a UCAPROF (União Cabreuvana de Proteção à Fauna e a Flora) cuida de animais que são deixados nas ruas, por irresponsabilidade de seus donos e da população em geral, que sabe ou vê o que acontece, mas não toma uma atitude.
A UCAPROF sobrevive de doações em dinheiro ou em forma de ração ou remédios, e da dedicação de voluntários e médicos veterinários, pessoas sérias e comprometidas com uma cidade responsável.
São verdadeiros cidadãos que fazem valer o que é cidadania.
Infelizmente isso tudo não basta.
Para entrar em contato com a UCAPROF, basta procurar o Sr. Luciano Buzzatto, no Fórum Distrital, ou a Aninha, na banca de jornal do Supermercado Safra da rua Maranhão.
Está mais do que na hora de UCAPROF ser ajudada pela Prefeitura.
Onde estão os políticos sérios da nossa Cabreúva para lutar pela UCAPROF?

Conselho Gestor do FUNDEB

Termina no dia 28 de fevereiro o prazo de entrega das contas do FUNDEB, devidamente analizadas e assinadas pelo Conselho Gestor.
De uma forma muito responsável e corajosa, os conselheiros tomaram uma decisão muito difícil e rara, se comparados aos Conselhos Municipais de nossa Cabreúva: passaram a analizar com critérios técnicos, todas as contas antes de serem assinadas.
Isso demonstra uma independência da Secretaria da Educação, o que sempre deveria ter existido, mas por pressão política, nunca aconteceu.
Não bastaram as ameaças.
Os conselheiros descobriram seu papel de co-responsáveis pela aprovação ou não das contas.
Resolveram não assinar um documento sem antes verificar se todas as contas apresentadas pela Prefeitura, estão corretas ou não.
Quem sabe se com essa análise minuciosa, não encontrem a grande diferença que não foi repassada aos professores ou outros tipos de desvio do dinheiro público, mais exatamente na área da Educação.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Carnaval

Mais um carnaval passou. Começa o ano, finalmente!
Não podemos negar que a organização do carnaval, pela Secretaria de Cultura, neste ano, foi muito boa. Uma pena que o Departamento de Trânsito não teve um planejamento que ficasse à altura. Foi sofrível achar vagas para estacionar no centro da cidade, assim como os desvios estavam mal sinalizados. No Jacaré, brincar em plena avenida, ficou extremamente perigoso. Fica aqui uma sugestão para o próximo ano: planejar com critério.
Uma coisa não ficou esclarecida, e seria fundamental para uma administração que trouxe a palavra transparência, no discurso de posse: quanto custou o carnaval em nossa cidade?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PMDB e a corrupção

As Páginas Amarelas da revista Veja desta semana trazem um conjunto de revelações feitas pelo Senador Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE). Elas constituem um depoimento que não se pode ignorar.
Com 43 anos de política dedicados primeiro ao MDB e depois ao PMDB, duas vezes governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos relata com a eloquência das testemunhas oculares que seu partido, hoje detentor das presidências do Senado e da Câmara, é uma agremiação que se move apenas por "manipulação de licitações, contratações dirigidas e corrupção em geral".
O texto acima faz parte do editorial Carta ao Leitor, da revista Veja de 18/02/2009 - ed. 2100.
O que o Senador Jarbas Vasconcelos revela, e encontra eco no Senador Pedro Simon(PMDB-RS), em suas palavras:"Hoje o PMDB é um partido sem bandeiras, sem propostas, sem um norte. è uma confederação de líderes regionais, cada um com seu interesse, (...)de olho principalmente nos cargos (...) para fazer negócios, ganhar comissões. (...)Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção."
O PMDB administra Cabreúva. Prefeito, Chefe de Gabinete, Secretário de Administração são do PMDB. Seria diferente do partido que o Senador Jarbas Vasconcelos escancarou ao público?
A cooptação pura e simples da Câmara Municipal de Cabreúva, em troca de cargos ou favores é distante da realidade que o nobre senador denunciou?
Em teoria, o prefeito de Cabreúva tem minoria na Câmara Municipal. Apenas 2 vereadores do PMDB e 1 vereador do DEM. Seis vereadores são oposição, inclusive a presidente da Câmara.
O Legislativo Municipal deve ser isento para fiscalizar as ações da prefeitura.
O prefeito deve prestar conta dos seus atos à toda população, assim como os vereadores devem fiscalizar os atos, contratos e licitações, e a sociedade civil deve fiscalizar a todos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os processos contra Cláudio Giannini

O prefeito Cláudio Giannini já pode visualizar na internet seus dois processos no TRE e seu processo no Tribunal de Justiça.
Alguém achou estranha essa notícia? Então eu explico: nenhum jornal do município noticiou até agora que o prefeito Cláudio Giannini está sendo processado.
Só no Tribunal Regional Eleitoral são dois processos de investigação judicial eleitoral e contra a expedição de diploma de prefeito, além de abuso de poder político, econômico e de autoridade, captação ilícita de votos, uso de veículo de comunicação social, atos de campanha nas dependências da prefeitura, oferecimento de dinheiro à pré-candidato, utilização de jornais na promoção pessoal e política e ataque à adversários. (www.tse.jus.br) Processos n°231/2008 e 306/2008 do TRE/SP. Ambos os processos já foram encaminhados pelo Juiz Relator Desembargador Corrêa Vianna à Procuradoria Regional Eleitoral
No Tribunal de Justiça de São Paulo tramita a ação civil popular de n° 100.01.2008.001179-6 contra Cláudio Antonio Giannini, Jorge Luis Spina e Mauricio Pavani, referente à cobrança de taxa de asfalto. (www.tj.sp.gov.br)
Essas notícias, assim como as investigações do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da Polícia Federal, da Procuradoria Regional Eleitoral, referentes ao envolvimento com a Máfia dos Parasitas, com a Máfia da Merenda, com o uso de Caixa 2 em campanha eleitoral, em que o nome de nossa cidade aparece como possível beneficiário desses esquemas, nossos jornais não noticiam.
O grande medo do chefe-de-gabinete da prefeitura de Cabreúva, Sr. Marcos Korola, era de que essas notícias viessem à público.
Chegou a hora do povo começar a saber a verdade de quem dirige e quem quer dirigir nossa cidade.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Máfia da Merenda Escolar

O Ministério Público Estadual está investigando a chamada "Máfia da Merenda".
Já foram constatadas diversas irregularidades no direcionamento de licitações de ao menos 20 cidades no interior do estado, em que um grupo de empresas trocavam favores e agiam em conluio, para dividir os preços superfaturados, além de fraudar a merenda oferecida às crianças das escolas públicas.
Dentre as empresas investigadas, segundo o jornal O Estado de São Paulo, encontra-se a Geraldo J. Coan e Cia. Ltda., a mesma empresa que administra a terceirização da merenda escolar em Cabreúva.
Diante de um fato tão grave e para não haver suspeitas, a Câmara Municipal de Cabreúva que tem o dever de fiscalizar os atos do Poder Executivo, deve pedir todo processo licitatório da merenda escolar em nosso município ao setor competente da Prefeitura, para ser analisado.
A transparência das contas públicas é uma obrigação do Poder Executivo e deve ser exigida pela população, que tem nos vereadores e na presidente da Câmara, seus representantes para fazer cumprir essas obrigações.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Câmara inicia seus trabalhos

Nesta quarta-feira, 04/02/2009, foi aberto o ano legislativo da Câmara Municipal de Cabreúva.
Diante de um publico estimado em 15 pessoas, cinco novos vereadores fizeram a sua estréia na política cabreuvana.
O vereador José Gomes (Gomes do Colina), também voltou à casa legislativa, substituindo Marcos Korola, que como havíamos noticiado, voltou à chefia de gabinete de Cláudio Giannini.
A sessão foi tranqüila, com algumas indicações dos vereadores Lurdes Santi e Arnaldo.
Fizeram uso da palavra os vereadores José Gomes, na ocasião de sua posse, Arnaldo e Jorginho.
Quem mais se prolongou foi o vereador Jorginho, tentando justificar sua ausência na Audiência Pública do Orçamento 2009, citando esse blog, além de dar notícias do que anda acontecendo na vizinha cidade de Itu.
Para que fique bem claro ao público leitor, da mesma forma que o prefeito Herculano Jr. está sendo investigado por sua suposta ligação com a Máfia dos Parasitas, o prefeito de Cabreúva, Sr. Cláudio Antonio Giannini, sofre a mesma investigação, além da acusação de uso de caixa 2 na campanha à reeleição, como citado pelo jornal O Estado de São Paulo.
Itu merece o nosso respeito e atenção, mas a nossa preocupação deve ser com a cidade de Cabreúva, que afinal é a nossa cidade.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vereador responde à este blog

Caros leitores, na sessão da Câmara Municipal de Cabreúva de 04/02/2009, uma publicação deste blog foi citada pelo vereador Jorginho.
No uso de sua palavra, Jorginho tentou justificar a sua ausência na Audiência Pública do Orçamento de 2009.
Não resta dúvida que esse blog tem causado impacto, seja pela sua seriedade, seja pela verdade escancarada em cada um dos posts publicados até hoje.
De forma democrática e cordial, ouvi meu nome sendo citado pelo vereador Jorginho, assim como a íntegra do post do Orçamento 2009, e gostei do que ouvi.
Esse blog foi criado com o objetivo de promover o debate dos temas relacionados à nossa cidade, sem paixões políticas ou parcialidade.
Sua ausência, vereador Jorginho, não agradou a mim, mas o fato de ter respondido em sessão plenária merece meu respeito.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A verdade que tanto incomoda.

Caros leitores, este blog está atingindo o seu principal objetivo: ser divulgado a um número cada vez maior de pessoas.
Com isso, as verdadeiras informações sobre os bastidores políticos de Cabreúva vêm sendo levadas às pessoas que de fato se interessam por nossa cidade, mas até agora não tinham um canal confiável de informação.
Notícias sobre o destino do resíduo do Fundeb (que continuo investigando junto ao MEC), as mudanças nos quadros da atual administração, a briga interna no PMDB de Cabreúva, as investigações do Ministério Público Federal, do Tribunal Superior Eleitoral e da Polícia Federal sobre o Prefeito Cláudio Giannini na Máfia dos Sanguessugas e uso de Caixa 2 em campanha eleitoral, o destempero de Marcos Korola quando recebeu o post "Os interesses da Sociedade"e o processo de cassação de Cláudio Giannini no TRE, tudo isso foi lido, discutido, criticado, elogiado e sempre respeitado.
Mas nesse final de semana, esse blog sofreu sua primeira ameaça de forma pública. Na coluna de fofocas do jornal A Voz do Jacaré.
O referido jornal, que tem como principal receita o dinheiro público, já que as matérias de interesse da prefeitura saem triplicadas no jornal Caleidoscópio e no site da prefeitura de Cabreúva, deveria, no mínimo, ter o compromisso com a verdade, uma vez que é vendido ao público leitor.
Ética, moral, imparcialidade e verdade não fazem parte do perfil d'A Voz do Jacaré.
Onde estão as matérias sobre o processo de cassação de mandato eletivo e a Máfia dos Parasitas que enfrenta nosso prefeito?
Onde estão as matérias sobre a vinda do Cadeião, que Mangini iria trazer para Cabreúva?
Passou a eleição e isso acabou?
Quem tem responsabilidade assina o que diz e sustenta o que diz. Não acusa. Mostra os caminhos. Critica e aponta soluções. Não tem medo da verdade. Não se esconde nem foge ao debate.