sexta-feira, 12 de junho de 2015

Reflexões...


Caros amigos, estamos chegando a mais uma eleição municipal. Momento de analisar e refletir sobre a condução de nossa cidade.

Depois de muita leitura e interpretações, compartilharei com todos minhas próprias reflexões sobre o processo eleitoral.
Não posso deixar de dizer que, exige-se dos eleitores um olhar coletivo sobre a sociedade, sem uma visão míope daquilo que rodeia o "eu", devendo-se avançar sobre a visão do "nós". Não é tarefa fácil, diga-se.
Posso dizer, por enquanto que, depois da deliciosa leitura dos livros: "Os Donos do Poder", de Raimundo Faoro e, "Brasil: Uma Biografia", da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e da historiadora Heloísa Murgel Starling, farei uma análise dos nossos três poderes.
Muita coisa em jogo e muita vaidade melindrada, mas necessária para o bom entendimento da política cabreuvana, com quem ela tem andado, que está assustando muita gente e quais os rumos que ela poderá tomar, se ela assim o quiser.
O objetivo é fazer o leitor (também o eleitor), refletir.
Façamos o nosso compromisso, então.
Como um aperitivo para nossa reflexão... tido como primeiro historiador do Brasil, o frei baiano Vicente do Salvador (1564 - 1636), certa vez escreveu: "Nenhum homem nesta terra é repúblico, nem zela, ou trata do bem comum, senão cada um do bem particular."

Nenhum comentário: