sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MUITO ALÉM DO JARDIM

Por três anos, este blog trouxe à Cabreúva, uma nova forma de pensar política. Não houve pretensão alguma de ser revolucionário, despertar amores ou ódios. O que este blogueiro sempre buscou foi, mostrando a verdade dos fatos, sempre escondida pelo poder, provocar o pensar diferente. Não tenho dúvida que, no geral, fui bem sucedido.

 
Quando pensamos na população, em como a informação chega à população, certamente levo em conta as distorções provocadas pelo “ouvir dizer”. Mesmo os internautas, aqueles que tem acesso às informações instantâneas, ainda uma minoria, pouco ou quase nada se interessavam por política. Hoje, existe outra realidade em Cabreúva, em parte, estimulada pelo Cabreúva em Foco.

Um longo caminho foi percorrido. Houve muitas perseguições e ameaças. Por outro lado, essa a grande conquista, um grande número de cabreuvanos começou a questionar se o caminho político que estávamos trilhando, estava no rumo certo, se aqueles que estão no poder – e sempre estiveram – realmente fizeram algo de relevante pela cidade, se o continuísmo e a continuidade acrescentam algo de novo, se o momento de mudar, finalmente chegou.

Era esse o objetivo do blog. Assim, fecha-se um primeiro ciclo: o de criar um pensamento crítico, um novo olhar em relação à nossa política.

Agora partiremos à uma segunda etapa: qual o papel do cidadão no desenvolvimento de Cabreúva? Como o cidadão pode influir (e influi) no destino de sua cidade?

Precisaremos nos despir de preconceitos e nos comprometer verdadeiramente. Não podemos deixar ao outro - nossos vizinhos, nossos vereadores – a responsabilidade que nos cabe. Cada um de nós é responsável pela cidade que temos, pela cidade que queremos e pela cidade que é possível.

O cidadão deve assumir seu verdadeiro, seu real papel na construção da cidadania.

Essa é a missão deste blog, a partir de agora: mostrar que existe um vasto mundo, muito além do jardim...

Nenhum comentário: