terça-feira, 19 de julho de 2011

Cidadania é praticada com o Voto Consciente

Texto de Patrícia de Souza
http://patycidadania.blogspot.com

Participei da Audiência Pública para a Discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias),  que inclui despesas de capital para o exercício financeiro subsequênte, abordando também assuntos como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União. Num momento tão importante, observei a ausência da população e Secretários. Naquele dia meu o sentimento foi de consternação mas, ao mesmo tempo reflexão, várias perguntas nortearam o meu pensamento. Será que os governantes caíram tanto no descrédito a ponto de não atrair o interesse na população por assuntos que atingem diretamente o dia a dia de cada um? Será que é preciso educar desde pequeno, colocando como matéria obrigatória em sala de aula, para despertar a importância sobre a gestão pública? Será que somente eleger o candidato e não acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho é o que tem que ser feito? Não devemos ficar apenas como expectadores: a participação dos munícipes é de suma importância e pode ser exercida questionando, mostrando e denunciando os atos ou negligências praticadas por aqueles que se propuseram a ser Representantes Populares, afinal as decisões equivocadas ou mal intencionadas tomadas por eles afetará setores como saúde, segurança, educação, sendo refletido diretamente na qualidade de vida das pessoas que moram na cidade. Somos todos responsáveis pelo mundo em que vivemos, então é dever de cada cidadão ser um agente de transformação -  nada vai mudar se a sociedade não mobilizar-se. 
No próximo ano teremos eleições para prefeito e vereadores. Não podemos ser levados pelo marketing político: desconfie de candidatos que prometem muito, mas não transmitem clareza nas metas para a realização de projetos e, observe também, a viabilidade de ser executado. 
Entender a importância do voto no exercício da cidadania é a melhor maneira de mudarmos a situação atual de nossa sociedade, pois em nossas mãos e consciência está o direito de termos um futuro melhor. São apenas 2 minutos para votar e 4 anos para conviver com o resultado, positivo ou negativo, da própria escolha. Devemos lutar pelos nossos ideais. Ficando indiferente à política, damos oportunidade ao crescimento do mau uso do dinheiro público, gerando a corrupção.
Podemos nos engajar para mudar o que está à nossa volta. Para que isso aconteça, é só darmos o primeiro passo. Quando criança foi assim que começou.... um passo aqui, outro ali..... até que eles se fortaleceram e aprendemos a andar. Na política também é assim. Antes de achar que é difícil demais, tente. Agindo assim verá quantas pessoas pensam como você, e da mesma forma estão sedentas de uma política honesta, séria e transparente como deve ser o trato com a coisa pública.

Publicado no Jornal A Verdade www.jvregional.com.br/Publicações/Cabreúva-Itupeva.

Nenhum comentário: