segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste dia 05 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Será que temos o que comemorar?
Cabreúva é um município 100% Área de Preservação Ambiental. Depois de criada, verificamos na prática que ela não serve para nada. O Conselho Gestor da APA, que tem representantes da cidade, além de Jundiaí e Cajamar, está dominado pelo setor público, que não quer tomar nenhuma atitude prática em defesa de nossa reserva de água. A cada dia, mais e mais loteamentos surgem, sejam residenciais, sejam industriais, como é o nosso caso, derrubando as matas, aterrando minas e nascentes, contribuindo para matar nossa reserva de água. E tudo sob os olhos cerrados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Em Cabreúva, pouco ou nada é feito de efetivo por nossa riqueza natural. Parece ser a única preocupação da prefeitura local, conseguir o tão sonhado "Selo Verde", da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, aumentando, assim, a captação de recursos de dinheiro público. Por isso a timidez das ações práticas pela preservação e a transferência de culpa à população. Ou seja, só medidas demagógicas, que procuram iludir a população.
Alguns podem me achar pessimista, mas na verdade estou sendo realista. O pouco que esta sendo feito é insuficiente para parar e repor o que já foi destruído. E também porque, neste Dia Mundial do Meio Ambiente o que vemos é a hipocrisia e a mentira, pois nada de efetivo ou impactante é feito pela preservação ambiental. 
Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é garantir, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria estarão afastadas definitivamente e, com isso, terminará a dura realidade que força as pessoas a praticar a exploração predatória dos recursos disponíveis em determinadas áreas. 
A sustentabilidade do meio ambiente deve sempre ser a meta buscada por qualquer cidadão consciente, que sabe ser necessário o uso de recursos naturais para sobreviver. E isso é um fato que não admite contestação. Era isso que o poder público deveria ter a humildade necessária para aprender, nessa data tão oportuna, nesse Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: