sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Presidenta

Depois da pior campanha presidencial desde a redemocratização do país, temos um novo presidente, ou melhor, uma presidente: Dilma Vânia Rousseff.
Para a maior parte dos analistas de plantão, o Brasil mostrou amadurecimento democrático, elegendo a primeira mulher presidente da nossa história.
Sinto muito, mas não concordo.
Amadurecemos democraticamente, sim, mas não pelo fato de o país ter eleito uma mulher para a presidência.
O fator principal desta eleição, em minha modesta análise, foi a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Qualquer candidato que tivesse o apoio e a colaboração de Lula, seria eleito.
Não tiro os méritos de Dilma, apesar de não conhecer seus méritos como, acredito, quase ninguém no Brasil os conheça.
Ser mulher, me perdoem as feministas, não foi um quesito principal desta campanha, nem do plano de governo da então candidata.
Meu voto não foi de Dilma, apesar de já ter pertencido aos quadros do Partido dos Trabalhadores. Votei em José Serra, não preciso esconder e, já que o voto é meu, posso dizê-lo sem cometer qualquer crime.
Votei em Serra por, principalmente, conhecer seu trabalho frente a administração pública. Não concordo com tudo o que fez, ou deixou de fazer, pelo funcionalismo público, principalmente pelos professores mas, devo admitir, possuo uma profunda admiração pelo seus métodos e conhecimentos profundos do país.
A melhor análise desta eleição, em minha opinião, foi escrita pelo jornalista e economista Luis Nassif.
Nassif aprofundou-se sobre o olhar e a forma de entender o povo dos dois candidatos à presidência. Enquanto a população via no candidato José Serra um político preocupado com a estabilidade da economia e a revalorização da ética, a mesma população via a candidata Dilma Rousseff como escolhida pelo presidente que soube entender os pobres e as suas reais necessidades.
Entender o país não bastou a Serra. O que ele não entendeu foi como o povo entende o Brasil
A análise de Nassif é muito longa e profunda. Sugiro uma leitura atenta pois, é uma verdadeira aula de política.
Serra perdeu a eleição.
Dilma ganhou. Governará o país e será nossa presidenta pelos próximos quatro anos. Como qualquer brasileiro que ama nosso país, desejo-lhe boa sorte.
Pelo bem do Brasil!

2 comentários:

Penélope disse...

Renatão, também desejo boa sorte a este novo governo, porque no demais ando muito desacreditada em grandes feitos deste ditos políticos.
Abraço

Maria José Speglich disse...

Amei o texto.
Também acho isso.
Beijo!