sexta-feira, 16 de julho de 2010

Perdas e Ganhos

Houve, enfim, o tão esperado e improvável encontro entre o prefeito Cláudio Giannini e o vereador Oliveira.
Foi um encontro agendado, na prefeitura de Cabreúva, pelo vereador José Gomes, que serviu de interlocutor entre essas duas personalidades tão distintas e opostas. Por convite do prefeito, este blogueiro, por ser assessor do vereador Oliveira, também esteve presente.
A discussão girou em torno de amenidades, com uma apresentação, por Cláudio Giannini, de sua vida e dos problemas e dificuldades que a cidade de Cabreúva enfrenta.
Isso é o que foi dito.
Mas as entrelinhas e o que não foi falado, dizem muito mais coisas.
Esse encontro foi a fórmula usada pelo grupo do prefeito, na tentativa de desestabilizar e desestruturar todo o grupo de oposição de Cabreúva.
Ora, o prefeito encontrou-se com seu mais ferrenho opositor por uma hora, para a perplexidade de uns, desespero de outros e a dúvida de todos.
Teria o vereador Oliveira firmado um acordo político com o prefeito Cláudio Giannini? Por que não, agora, encontrar-se com os outros membros da oposição? Tornaria mais fácil articular o apoio de outros vereadores da oposição à eleição da presidência na Câmara, ao candidato do governo, o vereador José Gomes, dizendo a todos que o seu apoio estava garantido e tinha, agora, a maioria.
Essa jogada do prefeito Cláudio Giannini foi ardilosa, perversa e inteligente, mas, felizmente, não surtiu o efeito desejado. O prefeito e seu grupo subestimaram seus adversários políticos. Puro Maquiavel, para aqueles que o conhecem.
O grupo de oposição, liderado por Antonio Carlos Mangini, encontra-se coeso e consciente do que representa para Cabreúva. Nada é feito sem o seu conhecimento e sua aprovação. É assim que deve ser. É assim que o líder deve agir.
Desta forma, nem mesmo os dois processos de cassação de mandato de vereador e os dezoito processos contra este blogueiro e assessor do vereador Oliveira, fazem parte de qualquer discussão, pois não se negocia a verdade, a ética e nem o que é correto.
O vereador Henrique Martin será o nome que concorrerá à presidência da Câmara pela oposição, que terá ainda os votos dos vereadores Marcelo Defendi, Lurdes Santi, Célia Donato e Oliveira.
Desta forma, as forças políticas se equilibram e a Câmara será o contraponto às ações e reações da prefeitura.
Numa análise aprofundada do problema que tentou causar, encontra-se a falta de opção por parte da prefeitura, de um nome para concorrer às eleições de 2012.
Sabe-se que o prefeito não tem um sucessor de nome e peso, vindo das fileiras do PMDB. Sendo assim, quer desarticular o grupo opositor para enfraquecê-lo, tentando criar situações de embaraço entre seus membros.
O que se viu até agora, é que não está conseguindo seu intento, não por sua falta de talento político, mas pela união e força esmagadora da oposição que enfrenta e vai continuar enfrentando, tendo à frente o vereador Henrique, diferente de seu grupo situacionista na Câmara, cada dia mais dividido e em dúvidas sobre seus líderes.
Entre perdas e ganhos, Cabreúva ganhará, certamente.

2 comentários:

Penélope disse...

Quando se fala a verdade, quando a ética permanece tudo acontece às claras.
Parabéns mais uma vez, meu amigo.

Maria Ribeiro disse...

CABREÚVA: sinto que é um comentário político-social...E pelas palavras da MALU, sinto que rem razão...mas como não conheço o caso, deixo-lhe um grande abraço! Lutar pela verdade...é urgente!
Mª ELISA