domingo, 5 de dezembro de 2010

Berçário de estrelas


 Há parcerias que tem tudo para deixar o mundo um pouco melhor. Conheci uma dessas: acontece no interior de São Paulo, envolve iniciativa privada, poderes públicos e ongs, e está criando raízes em todo o sistema responsável pelos primeirios passos de desenvolvimento da vida humana - aqueles dados antes do parto e até os 3 anos de idade.
A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (fundação privada, de origem familiar – coisa infelizmente rara no Brasil) articulou prefeituras de seis cidades para plantar uma verdadeira revolução no atendimento a uma população que é de quase 70 mil crianças.


Nesta faixa etária – o ciclo do chamado “desenvolvimento infantil” – as crianças são normalmente negligenciadas pelas políticas públicas, mas para a neurociência é nesse período da vida que se estabelece 90% das sinapses cerebrais. “Isso quer dizer que é quando ela constrói o arcabouço cognitivo que lhe permitirá aprender e interagir, ou seja, entender o mundo e se relacionar com os seus semelhantes” – afirma Andrea Wolffenbüttel , gerente de comunicação da fundação.
Em dias nos quais canhões blindados tentam resolver a omissão política de décadas e quando os brasileiros se perguntam sobre onde nasce tanta tendência à criminalidade, não é nada demais lembrar que o investimento nos primeiros anos de vida favorece o desenvolvimento infantil especialmente em seus aspectos emocionais e minimiza os riscos de dificuldades psicossociais do indivíduo ao longo da sua vida.
Esta é uma das maneiras – talvez a mais estratégica - para a redução de problemas sociais tais como baixa aprendizagem, violência e droga adição, entre outros. É nestes primeiros anos que formamos uma gente que é pra brilhar e não pra morrer (ou matar) de fome. É neste ciclo que as condições de vida devem ser um berçário de estrelas – para tomar do Cosmos o que precisamos aprender a fazer na Terra. 
Leia a íntegra do artigo em Berçário de estrelas (Blog do Noblat)
Geraldinho Vieira é jornalistaClaudius é chargista

2 comentários:

Sandra Bala disse...

Pessoal que acompanha o blog,me chamo SANDRA BALA,sou voluntaria num grupo de apoio para dependentes quimicos.
Gostaria de pedir uma colaboração,para a nossa ceia de natal,da casa de recuperaçaõ de Itupeva,pois sempre que precisamos(internar alguem) podemos contar com nossos irmãos de lá.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Adilson Faria disse...

É amigo Renato graças a Deus q as autoridades nos ultimos anos estão mudando a visão a respeito das "creches", pois até a pouco tempo atraz aqui em nosso municipio as "creches" eram considerada assistencialistas "um verdadeiro deposito de crianças", oque não entra na cabeça de muitos é q desde 1996 as "creches" obrigatóriamente por lei foi decrettada instituição de ensino.
Essa questão foi q me motivou o engresso na vida politica de Cabreuva, hoje todas as instituição de ensino tem a mesma nomenclatura que é "EMEB" (escola municipal de ensino basico) ha muito pra melhorar ainda.
grde abraço
PS não se equeça da reunião voto consciente dia 11/12 no ateliê do Thomas as 19:00hs